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Algumas tendências e modas relacionadas à saúde e aos exercícios praticados em uma academia por muitas vezes são abandonadas rapidamente. Mas o Pilates não, ele veio pra ficar, desde o seu surgimento por volta de 1920 através do alemão Joseph Pilates e posteriormente sofrendo influencias da Yoga, Budismo, Artes Marciais e exercícios praticados pelos antigos Romanos, assim cada vez mais o Pilates ganha adeptos.

O Pilates é hoje um tipo de exercício que realmente serve para nos ajudar de diversas maneiras. Diferente das demais atividades, é composta por uma sequência de exercícios onde os treinamentos mental e físico são integrados. A segurança de sua prática, livre de lesões, está garantida.

As aulas de Pilates consistem em uma série de exercícios e alongamentos utilizando quase unicamente o peso do próprio corpo para a execução dos movimentos. Esta técnica permite a reeducação de movimentos procurando exclusivamente aumentar a flexibilidade, força muscular, corrigir a postura, melhorar a respiração, e prevenir lesões. Você deve estar afirmando: “que maravilha conseguir obter todos estes benefícios de uma única vez”. Bom o Pilates lhe proporciona os benefícios citados acima e algumas outras melhorias, mas exige que o praticante siga os princípios básicos que são: concentração, controle, respiração, alinhamento, centralização e integração de movimentos.

Vantagens dos Exercícios com Bola

Existem muitas vantagens de incorporar exercícios com bola nas aulas. Mas uma das maiores vantagens de fazer exercícios com bola é que eles são muito eficazes a trabalhar os músculos base, aqueles músculos que são essenciais para a estabilidade e para a boa postura, mas que são muitas vezes ignorados ao exercitar com equipamento de posição fixa.

Por Monalisa Corrêa

Mas você realmente sabe os benefícios que o Pilates oferece? Conheça os principais benefícios que o Pilates pode proporcionar a quem o faz:

COMBATE AO ESTRESSE

A sequência de exercícios fazem com que seus praticantes aprendam a respirar melhor e ter um melhor controle sobre seu próprio corpo. Quanto melhor você conhecer o funcionamento do seu corpo, mais fácil será controlar os momentos de estresse, liberando sua tensão, diminuindo ou atingindo um relaxamento total.

MELHORA A RESPIRAÇÃO

A pessoa que está sob estresse constante tem sua respiração prejudicada, e o fato dela praticar o Pilates faz com que o diafragma volte ao normal, trazendo a respiração ao normal, se não ainda melhor que antes.

CORRIGE A POSTURA

Os exercícios de Pilates fazem com que nosso corpo descubra quase que sozinho qual a invergação correta de nossa coluna, já que a ereta não é sempre a melhor. Cada corpo tem uma coluna diferente, cada coluna tem que estar alinhada da maneira que mais se adequa. Assim a pessoa não sente dores e nem mau jeito.

ELIMINA DORES

Como dito, os exercícios promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, dessa forma pode-se eliminar muitas vezes totalmente as dores, principalmente as das costas.

 

TRABALHA OS MÚSCULOS

Uma das grandes vantagens do Pilates é, sem dúvidas, o fato dele trabalhar os músculos de forma global, e não segmentado como em outros tipos de exercícios. Você, ao praticar Pilates, faz o trabalho de todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, fortalecendo de forma geral, eliminando possíveis encurtamentos.

MELHORA A FLEXIBILIDADE

Os exercícios de Pilates são bastante baseados em alongamentos, e tudo isso trabalha de forma intensa a flexibilidade do corpo do praticante. O principal benefício do Pilates é sem dúvidas o aumento da flexibilidade da pessoa.

MELHORA  O EQUILÍBRIO E A COORDENAÇÃO MOTORA

Ter consciência corporal é um aprendizado sobre como devemos nos movimentar e usar músculos e articulações a nosso favor, com facilidade e conforto. Por meio do Pilates, é possível adquirir equilíbrio e melhor percepção espacial dos objetos ao nosso redor.

AJUDA OS MOVIMENTOS INTESTINAIS

Pilates vai ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, curando a incontinência, que pode ser um problema muito aflitivo para os doentes, ao melhorar a função dos esfíncters da uretra e reto.

PREVINE A OSTEOPOROSE

Ao promover a boa postura e o equilíbrio, o Pilates ativamente contribui para a prevenção de fraturas.

CONTROLA O DIABETES

Altos níveis dos hormônios provenientes da tensão aumentam o nível de açúcar no sangue, portanto, como praticar Pilates diminui o estresse, conseqüentemente o nível de açúcar no sangue será controlado. Com o ganho de massa e alongamento muscular no Pilates, ocorre uma melhora da absorção da glicose pelos músculos e a redução da hiperglicemia. O aumento da massa magra auxilia no controle do peso, proporcionando maior qualidade de vida ao diabético.

“PILATES é a completa coordenação de corpo, mente e espírito.  JOSEPH PILATES”

HORÁRIOS PILATES

3º e 5º  Feira das 18h às 19          – Prof. Monalisa